Ideia


Esta foi a ideia apresentada no FESTIVAL DE IDEIAS 2012 festivaldeideias.org.br 

 Desde a tragédia em Jan de 2011 que visito regularmente o bairro de Campo Grande em Teresópolis-RJ, como cidadã da cidade, interessada em observar as transformações desde a data fatídica. 

A ideia abaixo foi selecionada no festival  e, então, iniciamos algo para além da observação. 


Ideia - Transformar comunidades que se formaram nos "Caminhos das Águas" em redes de comunidades que se reeduquem para conviver em harmonia e segurança nos "Caminhos das Águas".
Justificativa - Muitas comunidades nascem, aleatoriamente, nos caminhos naturais de córregos, montanhas e escoamento de águas. Como vimos acontecer na região serrana, comunidades inteiras foram levadas pelas águas. É de suma importância promover ações que possam educar estas comunidades, uma vez que os poderes públicos já têm consciência do problema, mas ainda não se ocuparam com as comunidades. Daí a proposta: Rede das águas. A comunidade recebe e transmite conhecimento em rede sobre dados levantados pela comunidade, orientada por técnicos e educadores, de forma que tenham autonomia para viver em harmonia, até que se possa viver em lugar mais adequado. Em Teresópolis temos um laboratório potencial que é a comunidade de Campo Grande, um dos bairros mais atingidos no dia 11 de janeiro/2012. Lá há um potencial imenso para o ecoturismo e afins desde que a comunidade receba esta possibilidade: um Parque Memorial onde temos extra oficialmente mais de 500 mortos levados pelas águas de um córrego de meio metro que se transformou num caudaloso rio de lama e pedras. Proposta: educação comunitária - fomentar na comunidade através de educadores e redes de contato da própria comunidade, ações como: por dentro das águas: grande mapa do córrego nos ônibus locais, caminhada pelo córrego com pessoas da comunidade para levantamento dos pontos de ação. Pontos de ação: locais que precisam de limpeza e manutenção. Reuniões com a comunidade para planejamento de ações emergentes na comunidade. Rio que te quero limpo e outras ações que promovam a comunidade como exemplo para outras comunidades.
E vamos publicar o que for pipocando do interesse das pessoas:
- Notícias sobre prevenção de catástrofes naturais
- Notícias sobre política urbana e de ocupação do solo
- Notícias sobre planos habitacionais
- Cursos/palestras/seminários
- Ações cidadãs 
- Alertas de tempestade (via celular)(todos tem celular)
- Mapas geologicos que estão sendo produzidos pelo Inea e UERJ
- Mapas dos rios, corregos e riachos com as áreas de risco
- acompanhamento das imensas obras que estão sendo feitas no rio Paquequer e as represas no alto do Inconha

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótima ideia!
Quanto mais melhor....

Postar um comentário